Seqüestro de Carbono

          Uma ação que vem sendo estudada a fim de se conter o avanço das emissões de GEE causadores do Efeito Estufa é o Seqüestro e Armazenamento de Carbono (SAC). O SAC consiste em se aprisionar o CO2 provenientes das atividades humanas e armazená-lo em definitivo longe da atmosfera (em cavernas ou nichos subterraneos ou nos oceanos). Essas técnicas de captura do CO2 podem se dar antes ou depois da queima dos combustíveis. 
          A previsão que se tem sobre a quantidade de GEE a ser emitida neste século pode chegar a 2200 gigatoneladas, por isso estão sendo estudadas diferentes técnicas de armazenamento, como reservatórios esgotados de petróleo ou gás natural, jazidas de carvão, aqüíferos salinos e outras formações geológicas.

Armazenamento de Carbono - Fonte: www.seed.slb.com/


          Este pensamento é frágil em vários aspectos: 
                    - É extremamente caro; 
                    - Ainda envolveria muita pesquisa e desenvolvimento de tecnologias; 
                    - Estimularia a continuidade nas emissões de GEE pelo ser humano; 
                    - Não há garantias de que todo o CO2 armazenado não possa vir a escapar retornando para a atmosfera; 
                    - Desestimula uma ação global organizada em torno da utilização de tecnologias limpas. Afinal, a poluição gerada pelas emissões de combustíveis fósseis vem causando inúmeros outros problemas associados, como doenças respiratórias e alérgicas, desastres ambientais causados por derramamento de óleo, etc; 
                    - Em termos éticos, este tipo de pensamento e proposição assusta porque é uma permissão para “destruir”. É persistir exatamente no tipo de comportamento que colocou a humanidade nesta sinuca de bico. É como dizer: “posso continuar sujando se alguém limpar o que eu faço”.
          Vale muito mais a pena a injeção de recursos no desenvolvimento de tecnologias limpas que possam agir na origem do problema e em reflorestamento, ao invés de “varrer a sujeira para debaixo do tapete”.
          A fascinação que o ser humano tem pelo seu próprio intelecto muitas vezes obstrui a sua sensatez.

Fontes: www.greenpeace.org, www.seed.slb.com/ e www.soeconomia.com.br/ 
   
   

© 2007 RJHost.com.br
MELHOR VISUALIZADO EM PELO MENOS 1024 x 768 PIXELS

Acessibilidade

Teclado: Menu Principal » alt+m | Conteúdo » alt+c Controles de Acessibilidade: Preto e Branco | A (Normal) | -A (Dininuir) | +A (Aumentar)